Carregando

Baterias de lítio: Uma inovação sustentável

Publicado em: 24/05/2022
Baterias de lítio: Uma inovação sustentável
Baterias de lítio: Inovação sustentável

Não é novidade que os mercados atuais, independentemente de seu nicho, estão sempre em busca de recursos com maior agilidade, menores agressões à natureza e, acima de tudo, que gerem menores custos. Isso porque a vida moderna pauta a sustentabilidade e a praticidade como fatores lucrativos, e não só financeiramente. Economizar tempo, tamanho, recursos e afins significa também aumentar a produtividade. 

Por isso, as baterias de lítio são hoje uma opção requisitada ao estarem alinhadas com esses propósitos. Muito utilizadas em smartphones, notebooks, carros elétricos e diversos outros aparelhos eletrônicos, são baterias recarregáveis que acompanham o movimento de afastamento dos combustíveis fósseis ao substituí-los no funcionamento das máquinas.

Estudada nos últimos 10 anos, a recente tecnologia das baterias de lítio não emite gases tóxicos ou mesmo ácidos. Seu funcionamento baseia-se no movimento de íons de lítio dentro da célula, que alimentam a sua carga.

A primeira bateria de lítio-íon foi comercializada pela Sony Corporation em 1991, que se tornou pioneira frente a outros fabricantes que, a partir de então, foram se adaptando à nova tecnologia. Atualmente, esta bateria é vista como a mais promissora do mercado, crescendo gradativamente. Neste artigo vamos te mostrar o porquê.

Dentro do segmento do mercado de maquinário elétrico, um dos principais objetivos das empresas está em alcançar a eficiência energética. Entre a grande variedade de tecnologias, temos duas opções mais utilizadas e requisitadas ao tratarmos de baterias: as baterias de lítio e as baterias de chumbo-ácido. Esta última, por sua vez, vai entrando em sua fase final no mercado quando comparada aos benefícios da bateria de lítio.

Não agregando mais em suas atualizações e evolução, as baterias de chumbo-ácido comportam menores capacidades quando comparadas à nova tecnologia dos íons de lítio, já que possuem um número limitado de ciclos de descarga. Seu ciclo de vida útil é considerado curto, variando de 3 a 6 anos em seus diferentes tipos - seladas, ventiladas e de gel tubular.

Além disso, o conteúdo de sua carga é hostil ao meio ambiente, podendo gerar danos se, porventura, houver um derramamento acidental ou um descarte incorreto.

Por outro lado, as baterias de lítio possuem o mais leve dos metais da tabela periódica utilizados em baterias, além de suas células causarem menores danos em seu descarte, o que as diferem do chumbo-ácido. Isso acontece porque o manganês, da família do lítio-íon, é considerado mais amigável para com o meio ambiente em termos de descarte.

Outras vantagens da bateria de lítio estão em sua autodescarga considerada relativamente baixa. Isso quer dizer que, quando não estão em uso, essas baterias perdem menos de sua carga.

Este fato também se observa em sua vida útil, considerada a mais longa entre as células deste mercado. Esta vantagem, ainda, vem acompanhada de uma menor necessidade de manutenção e também da não necessidade de uma descarga periódica.

Isto também ocorre pela não existência de efeito de memória desta nova tecnologia, ou seja, ela não vicia e descarta a necessidade de uma descarga total da bateria para sua recarga ou que seja sempre feita sua carga total.

Além disso, as baterias de lítio apresentam um excelente potencial de capacidade devido à sua baixa densidade, o que permite que o lítio seja capaz de armazenar uma grande quantidade de energia em um menor volume. Ou seja, uma economia de espaço que se reflete num maior armazenamento. 

Apesar de apresentarem um custo mais elevado quando comparado a outras opções de bateria, esta é compensada em seus ganhos de curto e longo prazo.

Ainda, estas baterias também podem ser mais facilmente corrompidas devido às altas temperaturas, contudo já existem estudos científicos que desenvolveram baterias mais flexíveis para suportar condições extremas, que podem chegar ao mercado logo menos.

No geral, apesar de alguns contrapontos, as baterias de lítio-íon apresentam menores prejuízos acompanhados de maiores benefícios.

Em geral, podemos listar as vantagens do desenvolvimento das baterias de lítio em 5 pontos:

  • Maior capacidade de armazenamento;
  • Maior velocidade de recarga;
  • Menor volume;
  • Menor manutenção;
  • Menor prejuízo ambiental.

 

 

 

 

 

PrestBater

Fundada em 1999, a PrestBater é um grupo especializado na venda, reforma e locação de empilhadeiras e baterias tracionárias.

Visando ser referência em sua área de atuação, os produtos e serviços oferecidos pelo Grupo PrestBater são altamente indicados para indústrias de diversos nichos, como químico, petroquímico, farmacêutico, metalúrgico, de transporte e distribuição, entre diversos outros.

Oferecemos suporte técnico com profissionais especializados, além de uma moderna frota com equipamentos de renomadas marcas, como Rental, Eurotrac e a própria PrestBater.

Estamos localizados em Itupeva - SP. Entre em contato conosco pelo email vendas@prestbater.com.br ou pelo telefone (11) 4496-4430.

Venha conhecer nossos produtos e serviços e faça já seu orçamento!

PrestBater, locação e venda de empilhadeiras e baterias de Lítio.

Dicas Sem categoria
Posts Anteriores
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 2 posts
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 2 posts
  • Janeiro / 2022 - 1 post
  • Dezembro / 2021 - 1 post
  • Novembro / 2021 - 3 posts
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post

Contatos

vendas@prestbater.com.br

(11) 4496-4430

 

Endereço

Rod. Vice Prefeito
Hermenegildo Tonoli, 2995
Galpão A1, KM 6,7
Itupeva - SP
Bairro São Roque da Chave