Carregando

Como a Segurança Pode Melhorar a Produtividade: o zelo com o trabalho

Publicado em: 29/11/2021 Autor/fonte: Grupo Prestbater
Como a Segurança Pode Melhorar a Produtividade: o zelo com o trabalho

Quando se fala em indústrias, armazéns, almoxarifados etc, geralmente pensamos em lugares grandes, com alta rotatividade de colaboradores, contando com uma produção extensa. Certo?

Pois bem, dentro desta realidade, já entendemos de antemão que esses ambientes são - teoricamente - perigosos, nos quais ninguém deveria entrar sem as precauções requeridas. E é por esse motivo, que hoje vamos tratar de um assunto de suma importância: a segurança.

Como anda este fator por aí? Seus funcionários usam os equipamentos de forma adequada? Estão sempre protegidos pelos famigerados EPIs? Nunca podemos nos esquecer, seja em qual ramo for que trabalhemos, de que o fator humano SEMPRE será o mais importante!

E sim, é o primeiro ao qual devemos direcionar nossa atenção e nossos maiores esforços para que tudo saia 100%, enquanto gestores. Vamos sinalizar neste artigo, alguns pontos que devem ser levados em conta para os mais variados devidos cuidados dentro de uma indústria serem colocados em prática, com excelência. Acompanhe!

Segurança e saúde no trabalho

Investir em segurança e na manutenção da saúde de seus funcionários, nunca será demais. Pessoas que se sentem seguras e estáveis dentro de seu ambiente de trabalho, rendem bem mais e se tornam ativos de divulgação da boa logística dentro de sua empresa.

Ou seja, isto motiva os seus colaboradores e permite uma melhor relação entre todos - independente do nível hierárquico estabelecido. Além disso, ainda falando sobre o seu quadro de funcionários, conforme sua equipe vai ganhando confiança e a rentabilidade do trabalho aumenta, isso significa uma possibilidade de diminuição da mesma.

Parece um pouco cruel falar dessa forma, mas é inegável o fato de que uma equipe enxuta e eficiente - na maioria das vezes - auxilia no corte de gastos, mantendo um orçamento mais econômico, digamos.

Ademais, cuidar de perto do que acontece dentro dos ambientes de produção e armazenamento da empresa, também permite a diminuição dos riscos de perdas e prejuízos - tanto do capital humano, quanto de produtos etc.

É sempre bom minimizar os riscos de acidentes, evitando que as pessoas que ali trabalham estejam constantemente machucadas e fora de seus respectivos postos. 

Além do quê, para isso, também é preciso conferir sempre as estruturas dos locais de armazenamento e sobre como evitar o índice de perdas de matérias-primas e produtos já acabados.

O que não deve faltar, JAMAIS:

- Uso correto e constante de EPIs pelos colaboradores, já que a segurança a priori vem mais deste hábito do que tudo;

- Sinalização de riscos, já que esses lugares são espécies de campos minados, com riscos para a boa saúde espalhados por todos os lados - é preciso respeitar, impreterivelmente, todas as normas de segurança pré-estabelecidas;

- A manutenção dos maquinários, já que acabam sendo uma espécie de 'arma' dentro do ambiente de produção da empresa, pois podem - a qualquer momento - machucar alguém;

- Usos de equipamentos corretos e precauções com relação aos mesmos: a utilização de métodos das famosas 'gambiarras' nem sempre acaba bem;

- Treinar bem a equipe e estar sempre passando informações importantes e as novidades, é imprescindível para a melhoria da comunicação interpessoal e evita, deste modo, possíveis intercorrências desagradáveis;

- E, por último, mas não menos importante: o zelo em contratar profissionais de alguma empresa voltada à Medicina do Trabalho. Pois com terceiros fornecendo um suporte adequado às normas de segurança de sua empresa, todo o resto se torna bem mais simples de ser colocado em prática.

Gostou do conteúdo, achou pertinente e ou interessante? Continue nos acompanhando por aqui! Nossa intenção é, de fato, auxiliar em cada etapa do funcionamento das empresas.

Contatos

vendas@prestbater.com.br

(11) 4496-4430

 

Endereço

Rod. Vice Prefeito
Hermenegildo Tonoli, 2995
Galpão A1, KM 6,7
Itupeva - SP
Bairro São Roque da Chave