Carregando

Como otimizar processos em Centros de Distribuição

Publicado em: 21/10/2021 Autor/fonte: Grupo Prestbater
Como otimizar processos em Centros de Distribuição

A movimentação de cargas é um trabalho difícil, seja nas estradas ou nos centros de distribuição.  É necessário coordenar a circulação de centenas de pacotes e mercadorias ao mesmo tempo. Por isso, aumentar a produtividade no armazém é item obrigatório para manter o ritmo de trabalho.

Dicas para otimizar os processos nos centros de distribuição

A otimização dos processos dentro dos Centros de Distribuição (CD’s) é uma parte importante, mas exige dedicação e também investimento, planejamento e mudanças. Mas quando você ver os resultados, tudo valerá a pena.

1-  Invista em automação de processos

Tanto na parte administrativa quanto na movimentação dos pacotes, automatizar os processos mais repetitivos e complexos pode ajudar. Itens como a etiquetação e registro de movimento das cargas consomem muito tempo e energia da equipe, o que prejudica a execução do trabalho ao longo do tempo. Com a automação é possível reduzir o tempo investido nessas tarefas e a margem de erro desses cálculos e otimizar os serviços em menor tempo.

 

2-  Use a tecnologia para medir o desempenho

A coleta de dados é indispensável para a produtividade do armazém, pois essas informações revelam quais partes do processo precisam de ajuste.  Você pode investir em métodos para melhorar o desempenho da rotina, mas sem os dados, não é possível identificar que o resultado foi positivo. Monitorando adequadamente o armazém, você terá relatórios mais precisos sobre a sua rentabilidade e o desempenho de cada colaborador envolvido. E, com pequenas análises, não será difícil encontrar os principais gargalos de produtividade e descobrir formas mais eficientes de eliminá-los. 

3-  Otimize o layout do armazém

A forma como você utiliza o espaço no armazém tem grande efeito na produtividade e consumo de recursos ao longo dos dias. Organizando cada sessão de acordo com um padrão, como ordem cronológica, alfabética ou tipo de mercadoria, vai ajudar bastante a organizar o layout.

4-  Tenha um contrato de locação de empilhadeiras para transporte

 Pequenos armazéns podem até funcionar apenas com força física para organizar as cargas. Porém, a medida que ele cresce, você vai precisar de ferramentas eficazes para movimentar os pacotes dentro do CD.

 Aí que entra a locação de empilhadeiras. Como o nome já diz, elas são veículos de carga utilizados para transportar e empilhar grandes quantidades de produtos. Elas são empregadas em diversos armazéns, pois são fáceis de operar, transportam a maior parte das mercadorias de forma organizada e permitem que você aproveite melhor prateleiras elevadas e corredores estreitos.

Com a locação de empilhadeiras você pode melhorar o fluxo dentro do armazém, além de contar com manutenção constante dos equipamentos.

Com essas dicas, você já deve conseguir otimizar processos e aumentar a produtividade no armazém. Se precisar de serviço de locação de empilhadeiras, deixa com a PrestBater. Clique aqui e solicite um contato de nossos consultores.

 

 

Dicas Sem categoria
Posts Anteriores
  • Fevereiro / 2022 - 2 posts
  • Janeiro / 2022 - 1 post
  • Dezembro / 2021 - 1 post
  • Novembro / 2021 - 3 posts
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post

Contatos

vendas@prestbater.com.br

(11) 4496-4430

 

Endereço

Rod. Vice Prefeito
Hermenegildo Tonoli, 2995
Galpão A1, KM 6,7
Itupeva - SP
Bairro São Roque da Chave