Carregando

Empilhadeiras e mercado atacadista, qual é a ideal para seu mercado

Publicado em: 21/06/2022 Autor/fonte: nProjetos
Empilhadeiras e mercado atacadista, qual é a ideal para seu mercado
Conheça mais sobre empilhadeiras com Prest bater

Quando falamos do setor de mercado de distribuição atacadista, sabemos que estamos lidando com estoques e grandes quantidades de produtos. Para isso, é necessária uma infraestrutura adequada para atender aos processos dentro deste mercado. Aqui entra como principal investimento a empilhadeira. 

Sendo capaz de movimentar grandes volumes em um curto espaço de tempo, além de otimizar os transportes no projeto logístico, a empilhadeira se torna ferramenta essencial para viabilizar o funcionamento de grandes estoques, além de substituir a força humana, que estaria sujeita não só às suas limitações, como também aos perigos no trabalho. 

Por isso, é importante que o distribuidor atacadista tenha em vista o investimento na empilhadeira ideal para o seu negócio. Isso porque existem diversos modelos de empilhadeiras disponíveis no mercado segundo necessidades distintas, sendo que cada uma possui características específicas que estão ligadas à sua:

  • capacidade de carga;
  • altura de elevação;
  • combustível;
  • diâmetros de giro;
  • design, entre outras características. 

 

Dentre os modelos disponíveis no mercado, temos:

  • Empilhadeira manual;
  • Empilhadeira elétrica;
  • Empilhadeira a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo);
  • Empilhadeira a diesel;
  • Empilhadeira a gasolina;
  • Empilhadeiras pneumáticas;
  • Empilhadeira portuária.

 

Entre estas, destacam-se na distribuição atacadista as empilhadeiras manual, elétrica, a gás e a diesel. 

 

Empilhadeira Manual

Empilhadeira de Movida através da força braçal humana, o equipamento se movimenta com o auxílio de um operador que puxa e empurra manualmente uma alavanca hidráulica, responsável por elevar a carga através da torre. 

Dentro do modelo manual, existem também as empilhadeiras elétricas manuais, em que se utiliza energia elétrica para elevar a carga, contudo ainda há a necessidade de um operador que realize a condução do aparelho. O modelo mais comum de empilhadeira manual é conhecido como transpaleteira.  

A transpaleteira é indicada para setores que não necessitam de alta capacidade de elevação, visto que esta é feita por via da força humana. Sendo ideal para movimentar cargas no nível do solo, esta empilhadeira manual tem como principal vantagem seu baixo custo devido ao seu design simples, o que também facilita sua operação. 

 

Empilhadeira Elétrica

Tendo sua movimentação realizada através da energia elétrica armazenada em baterias, a empilhadeira elétrica não utiliza combustível e, assim, também não emite fumaça, sendo este modelo recomendado para estoques em locais fechados, como depósitos. Outro ponto que a favorece em ambientes fechados é sua característica silenciosa. 

Sua capacidade de autonomia vai em torno de 6 à 8 horas, sendo necessária uma recarga da bateria em seguida. Alguns modelos são utilizados apenas para movimentação, sem realizar a elevação de cargas. 

É requisitada para transporte de mercadorias em corredores estreitos, uma vez que possui um design compacto. Contudo, sua principal desvantagem está na complexidade de condução do aparelho, que exige que o condutor tenha CNH e um curso preparatório. 

 

Empilhadeira a GLP

Sendo um modelo de combustão de gás liquefeito de petróleo (GLP), as empilhadeiras a GLP são econômicas em seu consumo de gás e apresentam um bom desempenho e autonomia. Sua principal qualidade está relacionada a sua alta capacidade de transporte, que pode chegar até três toneladas.

Contudo, devido sua combustão, não é indicada para estoques em locais fechados. Ainda que sejam econômicas em seu consumo de gás, emitem de forma constante gás poluente. 

Ademais, uma de suas desvantagens está no custo, em que a manutenção deste aparelho tende a ser mais elevada que a de modelos manuais ou elétricos.

 

Empilhadeira a Diesel

Com um funcionamento semelhante às empilhadeiras a GLP, a empilhadeira a diesel diferencia-se em sua maior capacidade operacional e robustez, sendo indicada para transportes mais pesados, assim como outros veículos que também são movidos a diesel.

Sendo capaz de movimentar altas toneladas com resistência, estas empilhadeiras também possuem como vantagem principal a sua economia, que está relacionada tanto ao seu baixo custo de manutenção, como com sua alta capacidade de transporte em um único trajeto. 

Ainda, outra vantagem econômica está no preço do diesel comparado ao gás liquefeito de petróleo. Contudo, a emissão do diesel é ainda mais poluente. 

 

Fatores que devem ser considerados ao adquirir uma empilhadeira

  • Visto que cada modelo possui características distintas que atendem diferentes necessidades de cada tipo de negócio e estoque, para escolhermos o modelo ideal para o seu segmento, é necessário analisar as seguintes questões:
  • Ambiente operacional: analise as medidas do ambiente de estoque - se ele é aberto ou fechado, com corredores estreitos ou largos, de pisos lisos ou irregulares, e qual a distância dos percursos realizados pelo equipamento. 
  • Tipo de carga transportada: também é importante considerar o tipo das cargas - frágeis ou resistentes, grandes ou pequenas dimensões e altura da carga. 
  • Espaço e estrutura de armazenagem: visto que a empilhadeira transita no estoque, é necessário saber até onde as cargas serão elevadas - ou se elas serão apenas transportadas -, as distâncias na disposição do estoque e o layout do armazém.
  • Orçamento: analisar o orçamento disponível para compra, revisão e manutenções no equipamento.

Assim, com a análise das necessidades de seu segmento e comparação das características de cada modelo, você terá o modelo ideal de empilhadeira para seu mercado!

PrestBater

Fundada em 1999, a PrestBater é um grupo especializado na venda, reforma e locação de empilhadeiras e baterias tracionarias. 

Visando ser referência em sua área de atuação, os produtos e serviços oferecidos pelo Grupo PrestBater são altamente indicados para indústrias de diversos nichos, como químico, petroquímico, farmacêutico, metalúrgico, de transporte e distribuição, entre diversos outros.

Oferecemos suporte técnico com profissionais especializados, além de uma moderna frota com equipamentos de renomadas marcas, como Rental, Eurotrac e a própria PrestBater. 

Estamos localizados em Itupeva - SP e contamos com as áreas administrativa, de manutenção, unidades de testes e a frota da empresa. Entre em contato conosco pelo email vendas@prestbater.com.br ou pelo telefone (11) 4496-4430. 

Venha conhecer nossos produtos e serviços e faça já seu orçamento!

PrestBater, locação e venda de empilhadeiras e baterias de Lítio.

Dicas Sem categoria
Posts Anteriores
  • Julho / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 2 posts
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Fevereiro / 2022 - 2 posts
  • Janeiro / 2022 - 1 post
  • Dezembro / 2021 - 1 post
  • Novembro / 2021 - 3 posts
  • Outubro / 2021 - 2 posts
  • Julho / 2021 - 1 post
  • Abril / 2021 - 1 post
  • Março / 2021 - 1 post

Contatos

vendas@prestbater.com.br

(11) 4496-4430

 

Endereço

Rod. Vice Prefeito
Hermenegildo Tonoli, 2995
Galpão A1, KM 6,7
Itupeva - SP
Bairro São Roque da Chave